Home > Sobre a Arval > Notícias e Insights > Como Diminuir Acidentes Mudando o Comportamento Do Condutor

Como diminuir acidentes mudando o comportamento do condutor

Como diminuir acidentes mudando o comportamento do condutor

Arval
Quarta, Fevereiro 27, 2019
homem-digirindo-distraido-telemovel-carro-segurança

 

Você sabia que o comportamento do condutor contribui para 90% dos acidentes?

A Arval procura desempenhar um papel ativo na comunidade, ao oferecer uma forte e constante presença de comunicação sobre segurança rodoviária, prevenção de acidentes e apoio em formações de condução segura. A preocupação com a responsabilidade cívica e social são dois dos nossos quatro pilares.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), que reúne dados da PSP e da GNR, informou que as mortes no trânsito em Portugal têm aumentando desde 2016. Em 2017, foram registadas 513 mortes, três a mais do que no ano anterior.

O número de acidentes também cresceu: em 2016 ocorreram 127.210 acidentes, 130.208 em 2017 e 132.378 em 2018. Setúbal, Porto e Lisboa foram os distritos portugueses onde aconteceu o maior número de mortes.

 

O que fazer para diminuir esses números?

Se todos fizerem a sua parte, de certeza que a segurança no trânsito aumentará e os acidentes diminuirão.

 

Esqueça o telemóvel

Você sabia que o uso do telemóvel no volante aumenta as hipóteses de acidentes em 400%? Não tire fotos, vídeos ou envie mensagens enquanto estiver a conduzir. O mundo virtual pode esperar que você chegue ao seu destino para tê-lo de volta.

 

Respeite as leis de trânsito

Ignorar um sinal vermelho pode causar uma fatalidade, assim como outros tipos de atitudes imprudentes. As leis de trânsito existem justamente para evitar acidentes e proporcionar segurança aos motoristas e peões. Use o cinto de segurança, respeite os limites de velocidade e as faixas de peões. Se todos respeitarem e seguirem as leis, não há como acontecer algo de mal.

 

Esteja apto para dirigir

Uma pessoa cansada, com muito sono ou alcoolizada, não deveria estar ao volante. Estes são fatores que podem levar alguém a causar um acidente e acabar com a própria vida, senão com a de outros. Descanse antes de se fazer à estrada, não beba se for conduzir. E, se for possível, apanhe um táxi. A vida em primeiro lugar.

 

Faça a manutenção preventiva

Muitos acidentes são causados devido a falta de cuidado com os veículos. Pneus carecas, por exemplo, deixam a estabilidade do carro prejudicada. Verifique sempre os seus faróis, pedais, travão, sistema elétrico e todo o carro. É melhor ter a solução para o problema antes dele causar um acidente.

 

Condução eficiente

Na Arval, colocamos a segurança dos condutores em primeiro lugar. Por este motivo, incluímos nos novos contratos de renting a oferta de um curso de condução eficiente para cada condutor. Atitude que garante uma formação de todos os condutores das empresas que contratam a Arval em benefício da segurança pública e pessoal de cada um deles.

 

Etiquetas: