Em Setembro de 2017 entrou em vigor na UE um novo ciclo de testes designado WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure), usado para medir os níveis de consumo de combustível e as emissões de CO2 e poluentes de veículos ligeiros. O WLTP substituirá progressivamente o NEDC, procedimento desenvolvido na década de 1980.
O novo teste garante medições laboratoriais que refletem melhor o desempenho de um automóvel em estrada e os perfis de condução, apresentando resultados mais próximos da realidade.
O que muda?
O tempo de duração do teste irá aumentar de 20 para 30 minutos e a distância percorrida pelo veículo será mais que o dobro do teste NEDC. Os veículos passam a ser testados em quatro fases mais dinâmicas, em vez de duas, com intervalos de velocidade diferentes e contemplando cenários mais diversos de condução. As velocidades média e máxima alcançadas durante o teste também serão maiores.
Por enquanto, apenas os novos veículos deverão ser submetidos ao teste do WLTP. Mas a partir de Setembro de 2018, todos os modelos terão de apresentar os valores de consumos e emissões exclusivamente de acordo com o novo ciclo.
Qual o impacto?
Sendo um ciclo de testes mais rigoroso, o WLTP resultará em valores mais altos de CO2 comparado com o NEDC. Como Portugal aplica impostos baseados nas emissões de CO2, estimamos que o WLTP possa afetar o valor de aquisição de novas viaturas, embora ainda não seja possível quantificar o impacto desta mudança.
A equipa da Arval está preparada para aconselhar os nossos clientes e ajudá-los a antecipar decisões e a buscar as melhores soluções para a sua frota. Fale connosco!