O que precisa saber sobre o WLTP

O que precisa saber sobre o WLTP

Terça, Março 13, 2018
Novo ciclo de testes WLTP

Em Setembro de 2017 entrou em vigor na UE um novo ciclo de testes designado WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure), usado para medir os níveis de consumo de combustível e as emissões de CO2 e poluentes de veículos ligeiros. O WLTP substituirá progressivamente o NEDC, procedimento desenvolvido na década de 1980.

O novo teste garante medições laboratoriais que refletem melhor o desempenho de um automóvel em estrada e os perfis de condução, apresentando resultados mais próximos da realidade.

O que muda?
O tempo de duração do teste irá aumentar de 20 para 30 minutos e a distância percorrida pelo veículo será mais que o dobro do teste NEDC. Os veículos passam a ser testados em quatro fases mais dinâmicas, em vez de duas, com intervalos de velocidade diferentes e contemplando cenários mais diversos de condução. As velocidades média e máxima alcançadas durante o teste também serão maiores.

Por enquanto, apenas os novos veículos deverão ser submetidos ao teste do WLTP. Mas a partir de Setembro de 2018, todos os modelos terão de apresentar os valores de consumos e emissões exclusivamente de acordo com o novo ciclo.

Qual o impacto?
Sendo um ciclo de testes mais rigoroso, o WLTP resultará em valores mais altos de CO2 comparado com o NEDC. Como Portugal aplica impostos baseados nas emissões de CO2, estimamos que o WLTP possa afetar o valor de aquisição de novas viaturas, embora ainda não seja possível quantificar o impacto desta mudança.

A equipa da Arval está preparada para aconselhar os nossos clientes e ajudá-los a antecipar decisões e a buscar as melhores soluções para a sua frota. Fale connosco!