Home > Soluções de Mobilidade > CARROS ELÉTRICOS, HÍBRIDOS E HÍBRIDOS PLUG-IN

CARROS ELÉTRICOS, HÍBRIDOS E HÍBRIDOS PLUG-IN

Os carros elétricos estão-se rapidamente a tornar uma parte essencial das frotas de muitas empresas e dos carros familiares.

Valores

Aposte Forte
Preço
Autonomia
Infraestrutura de Carregamento

Nos últimos anos, o número de Carros Elétricos, Híbridos e Híbridos Plug-in tem vindo a aumentar exponencialmente tanto em termos de modelos disponibilizados pelas marcas, como em termos de número de veículos a circular nas estradas, inclusivamente no nosso país. Isto tem sido fruto do compromisso real que os fabricantes assumiram com o desenvolvimento de tecnologias alternativas de combustível, bem como uma maior sensibilização generalizada de todos relativamente a estes temas.

O Renting de carros elétricos tem-se vindo a tornar por isso uma opção cada vez mais popular tanto para particulares como para empresas. Melhorias na tecnologia de baterias, autonomias mais longas e uma rede crescente de pontos de carga públicos, significam que o Renting de um carro elétrico é mais prático e eficiente do que nunca. Os carros elétricos não produzem emissões de gases poluentes, têm incentivos fiscais e baixos custos de operação. Combinados estes fatores com as ofertas de veículos elétricos da Arval, há ainda mais motivos para considerar o Renting de um carro elétrico.

A Arval oferece um serviço de consultoria especializada em que avalia se os veículos elétricos são uma boa opção para si ou para o seu negócio. Os especialistas da Arval realizam uma auditoria à sua frota, analisando o uso dos veículos, seu tamanho e quilometragem e identificam quais os casos em que um veículo elétrico pode ser o mais adequado e qual das versões a ideal.

Diferenças entre Carros Elétricos, Híbridos e Híbridos Plug-in
DIFERENÇAS ENTRE CARROS ELÉTRICOS, HÍBRIDOS E HÍBRIDOS PLUG-IN

Saiba mais sobre as especificidades acerca de cada modelo aqui:

 

Diferenças ao detalhe na “Dedução do IVA” em empresas

Viaturas Ligeiras de Passageiros

A tabela seguinte sintetiza alguns aspetos que deverá ter em consideração aquando da aquisição ou utilização de viaturas ligeiras de passageiros, designadamente:

  • Dedutibilidade do IVA suportado na aquisição de viaturas e combustíveis;
  • Limites relevantes para aceitação, em sede de IRC, dos gastos com depreciações ou rendas.

 

Viaturas Comerciais

Relativamente às viaturas comerciais, o IVA suportado na sua aquisição é, regra geral, dedutível. Não obstante, a dedutibilidade do IVA suportado na aquisição de combustíveis segue as regras previamente descritas relativamente às viaturas ligeiras de passageiros.

DIFERENÇAS AO DETALHE NA “DEDUÇÃO DO IVA” EM EMPRESAS
Diferenças ao detalhe na “Tributação Autónoma” em empresas
DIFERENÇAS AO DETALHE NA “TRIBUTAÇÃO AUTÓNOMA” EM EMPRESAS

Viaturas Ligeiras de Passageiros

A tributação autónoma incide sobre determinados encargos efetuados por sujeitos passivos de IRC, como despesas não documentadas, despesas de representação, encargos com viaturas, encargos relativos a despesas com ajudas de custo, entre outros. No caso dos encargos com viaturas ligeiras de passageiros, estão sujeitas a tributação autónoma, nomeadamente, depreciações, rendas ou alugueres, seguros, manutenção e conservação, combustíveis e impostos incidentes sobre a sua posse ou utilização.

Enquanto despesas, aquelas realidades são taxadas independentemente do apuramento de lucro ou prejuízo fiscal. De facto, existe mesmo um incremento de 10 p.p. ao nível das respetivas taxas no caso de ser apresentado prejuízo fiscal no período de tributação em apreço.

 

Viaturas Comerciais

Regra geral, os encargos com viaturas comerciais não são sujeitos a tributação autónoma.

Conclusão

Em resumo, os veículos totalmente elétricos proporcionam uma maior poupança a longo prazo, pelo menos até se ter que substituir as baterias. Os veículos híbridos levam a uma maior poupança no momento da aquisição e em termos de consumo de combustível. O Híbrido Plug-In é a melhor das opções anteriores, mas a um preço de compra é ainda demasiado elevado. Na tomada de decisão deve por isso analisar as 3 opções e perceber qual delas se adequa melhor ao seu estilo de vida e carteira.