Resultados Arval 2022

Arval regista um crescimento de 8,3% da frota em aluguer em 2022, num ambiente de mercado desafiante

9 Feb 2023

Comunicado de Imprensa

9 de fevereiro 2023

 

ARVAL REGISTA UM CRESCIMENTO DE 8,3%* DA FROTA EM ALUGUER EM 2022, NUM AMBIENTE DE MERCADO DESAFIANTE

 

  • Em 2022, o desempenho da Arval ultrapassou significativamente o do mercado, apesar de um ambiente desafiante no setor automóvel:

    • 1.592.024 veículos alugados
    • +5.5% crescimento orgânico
    • +8.3%* crescimento incl. aquisições
  • 2 aquisições efetuadas em 2022: Terberg Business Lease Group, actividades de leasing da BCR
  • Uma perspetiva muito positiva, encontrando-se a Arval a meio caminho do seu plano estratégico Arval Beyond 2020-2025

 

Especializada em aluguer operacional de veículos e em novas soluções de mobilidade sustentável, a Arval continuou, em 2022, a dinâmica produtiva e positiva dos anos anteriores, apesar do ambiente complexo.
 

  • Em comparação com 2021, a Arval aumentou a sua frota de renting em 8,3%* incluindo aquisições, totalizando 1.592.024 veículos.
  • Em termos de eletrificação da frota, a Arval atingiu cerca de 300.000 veículos eletrificados no final de 2022, o que significa 4 vezes o número em relação a 2019
  • A frota financiada a clientes da área Corporate resultou em 1.082.503 veículos em 2022.
  • O segmento do Retail atingiu um total de 454.062 veículos em 2022 (437.445 excluindo aquisições), um crescimento de 13% vs. 2021 (9,7% de crescimento excluindo aquisições). Estes resultados mostram o crescente interesse das PMEs e dos particulares pelo serviço de renting, apesar do contexto desafiante.
  • A frota de Mid Term Renting cresceu 48%.

Mais de 8.000 funcionários da Arval prestam serviços a mais de 300.000 clientes em 30 países.

 

"Apesar de vivermos um ambiente desafiante em 2022, a Arval continuou a apoiar com sucesso os seus clientes graças a um modelo de negócio resiliente e a sua capacidade de oferecer novas soluções inovadoras. Apoiada pelas fortes ambições estratégicas do Grupo BNP Paribas no domínio da mobilidade, a Arval continuará a sua trajetória de crescimento em 2023, avançando ainda mais com a sua estratégia Arval Beyond. Continuaremos a reforçar o nosso crescimento ao inovar, ao apoiar ainda mais os nossos clientes na sua transição energética e garantindo ofertas de mobilidade sustentável em todos os nossos países", comenta Alain van Groenendael, Presidente e CEO da Arval.

 

Destaques de 2022

Alcançando o ponto intermédio do plano estratégico Arval Beyond, a Arval demonstrou resultados fortes em 2022. Ao longo do último ano, a empresa continuou a liderar a indústria, lançando soluções inovadoras de mobilidade, realizando parcerias estratégicas e prosseguindo os seus esforços em matéria de RSE (Responsabilidade Social Empresarial), especialmente no apoio aos seus clientes na transição energética.

Celebração de grandes aquisições e parcerias:

Para além das parcerias bem-sucedidas existentes com bancos, players do sector automóvel e o parceiro histórico da Arval, a Element: 

  • Aquisição do Terberg Business Lease Group: com esta aquisição, concluída no final de novembro de 2022, a Arval diversificou ainda mais a sua oferta de produtos comerciais, tornando-se num dos maiores operadores de mobilidade no mercado neerlandês, com cerca de 500 funcionários e mais de 100.000 veículos alugados.
  • Transferência das atividades de leasing operacional do BCR para a Arval na Roménia: Com esta operação, realizada em maio de 2022, a Arval reforçou a sua posição de liderança na Roménia, representando um acréscimo de 3.800 veículos, e reforça a sua cooperação já existente com o Erste na região (República Checa e Eslováquia).

Contribuição ativa para as ambições estratégicas do BNP Paribas:

  • Em outubro de 2022, o Grupo BNP Paribas anunciou a sua ambição de se posicionar em toda a cadeia de valor do sector de forma a apoiar a transição dos clientes para uma mobilidade mais sustentável. No quadro desta ambição, a Arval tem uma missão única de desenvolver novas soluções de mobilidade e disponibilizar uma maior frota, reforçando a sua cooperação com outras entidades do BNP Paribas.
  • A parceria entre o BNP Paribas e a Jaguar Land Rover, assinada em fevereiro de 2022 prova de forma tangível a força do modelo integrado do Grupo. A abordagem "One Bank Auto" aproveita a perícia de várias entidades que se encontram no sector automóvel. A Arval desempenha um papel fundamental graças ao seu know-how em termos de renting com todos os serviços incluídos e gestão de frotas. Este modelo integrado permite uma resposta harmonizada e diferenciadora para os seus clientes.
  • Em termos de eletrificação da frota, a Arval atingiu cerca de 300.000 veículos eletrificados no final de 2022, o que significa 4 vezes o total de veículos, em comparação com 2019.
  • Parceria estratégica entre a Ridecell e a Arval: Em janeiro de 2022, a Arval e a Ridecell uniram forças com o objetivo comum de acelerar o desenvolvimento de novas soluções de mobilidade end-to-end para os clientes Arval.

Aceleração nas soluções de mobilidade sustentável:

  • No final de dezembro de 2022, 13 países já tinham disponível o renting de bicicletas, e o carsharing já marcava presença em 11 países.
  • Foi implementado o Arval Mobility Hub, uma das ofertas da Arval para empresas que procuram soluções de mobilidade alternativas (car sharing, bike sharing, renting de bicicletas, scooters, etc...) para todos os seus colaboradores. A sede do BNP Paribas Real Estate, em França é um dos exemplos.
  • A Arval continua a implementar as suas app’s Arval Mobility, já disponíveis em 10 países.
  • Em 2022, as ofertas flexíveis da Arval, destinadas a satisfazer as necessidades de flexibilidade dos clientes da Arval, estão disponíveis em 24 países com mais de 55.000 automóveis. As ofertas flexíveis da Arval mostram um crescimento de +48% ao longo de um ano.
  • Em março de 2022, a Arval reafirmou a sua liderança em termos de mobilidade flexível e lançou o Arval Adaptiv, uma inovadora oferta de subscrição flexível de viaturas. Este produto, concebido para clientes particulares, permite o acesso a um automóvel apenas quando necessário e dentro um período de poucos dias. O cliente só paga pelo período de utilização, sem qualquer compromisso quanto à duração.
  • No final de dezembro de 2022, a oferta de leasing de veículos usados da Arval, Arval Re-lease, estava implementada em 16 países, como resposta relevante à escassez de novos veículos e à necessidade ambiental de prolongar a vida útil de um veículo. A frota de Re-lease cresceu 60% em comparação com o ano anterior, conseguindo um notável sucesso na Holanda, Turquia, Reino Unido, Polónia e França.

Apoio contínuo aos clientes:

  • Para ajudar os clientes a controlar melhor os custos da sua frota e acelerar a transição energética, a oferta Arval Connect foi lançada em março de 2022. Graças ao Arval Connect, os clientes podem obter um TCO otimizado, uma maior segurança e uma frota mais sustentável. Além disso, a Arval decidiu investir massivamente na conectividade para melhorar a qualidade do serviço prestado aos seus clientes (manutenção, seguros, recuperação de carros roubados...). No final de dezembro de 2022, mais de 450.000 veículos já estão conectados (quase 30% da frota) em 22 países.
  • Num mercado automóvel onde os fabricantes tradicionais enfrentam desafios para entregar carros novos e onde alguns decidiram aumentar significativamente os seus preços, a Arval desempenha o seu papel como uma empresa de aluguer  operacional multimarca. Em 2022, a quota de fabricantes alternativos no registo de viaturas novas já representava 27% (24% em 2019) e esta tendência irá acelerar ainda mais com a crescente importância dos veículos elétricos.

 

Desafios e Metas para 2023

Em 2023, a Arval continuará a apoiar os seus clientes:

  • A implementação efetiva da parceria estratégica entre a Jaguar Land Rover e o BNP Paribas para lançar um conjunto de novos serviços de financiamento da mobilidade em nove mercados europeus. A colaboração é a primeira fase de um plano transformacional para re-imaginar o papel dos serviços financeiros para os clientes da Jaguar Land Rover.
  • Agora em 53 países, a Element-Arval Global Alliance conseguiu multiplicar por quatro o seu número de clientes partilhados em menos de 10 anos. A expertise profunda concedida por esta aliança e a extensão de escala que ela permite, continuarão a proporcionar valor acrescentado aos clientes internacionais da Arval, especialmente num mercado em consolidação.
  • Desde janeiro de 2023, no Chile, Peru e Colômbia, que a Arval passou a deter 100% da Arval Relsa depois de ter adquirido as ações anteriormente detidas pela Inversiones Juan Yarur.

Além dos resultados das suas atividades de 2022, a Arval divulgará os seus resultados financeiros anuais à imprensa no dia 6 de Março de 2023.

*Taxa de crescimento no final de 2022 vs final 2021. Excluindo as aquisições da TBLG e das actividades de arrendamento operacional do BCR na Roménia, o crescimento orgânico é de +5,5% no final de 2022 vs 2021.

Contatos de Imprensa:

Para mais informação: 

Inês Albino I ialbino@atrevia.com

Diogo Marcelo I dmarcelo@atrevia.com

Sobre a Arval:

A Arval é especializada em financiamento e gestão de frotas automóveis com um serviço completo e novas soluções de mobilidade, alugando perto de 1,6 milhões de veículos no final de dezembro de 2022. Todos os dias, mais de 8.000 colaboradores da Arval em 30 países oferecem soluções flexíveis para tornar as viagens contínuas e sustentáveis para os seus clientes, que abrangem desde grandes grupos empresariais internacionais a pequenas empresas e clientes individuais de retalho.

A Arval é um membro fundador da Element-Arval Global Alliance, líder mundial na indústria de gestão de frotas, com mais de 3 milhões de veículos em 53 países. A Arval foi fundada em 1989 e é totalmente detida pelo BNP Paribas. A Arval está posicionada dentro da divisão Commercial, Personal Banking & Services do Grupo.

Sobre a BNP Paribas:

O BNP Paribas é o principal banco da União Europeia e actor-chave na banca internacional. Opera em 65 países e tem quase 190.000 empregados, incluindo cerca de 145.000 na Europa. O Grupo tem posições-chave nos seus três principais campos de actividade: Banca Comercial, Banca Pessoal e Serviços para a banca comercial e pessoal do Grupo e várias empresas especializadas, incluindo o BNP Paribas Personal Finance e a Arval; Investment & Protection Services para soluções de poupança, investimento e protecção; e Corporate & Institutional Banking, centrada em clientes empresariais e institucionais. Com base no seu forte modelo diversificado e integrado, o Grupo ajuda todos os seus clientes (particulares, associações comunitárias, empresários, PMEs, empresas e clientes institucionais) a realizar os seus projectos através de soluções que abrangem financiamento, investimento, poupança e seguro de protecção. Na Europa, o BNP Paribas tem quatro mercados domésticos: Bélgica, França, Itália e Luxemburgo. O Grupo está a implementar o seu modelo bancário integrado comercial e pessoal em vários países mediterrânicos, Turquia, e Europa de Leste. Como actor-chave na banca internacional, o Grupo tem plataformas e linhas de negócio líderes na Europa, uma forte presença nas Américas, bem como um negócio sólido e de rápido crescimento na Ásia-Pacífico. O BNP Paribas implementou uma abordagem de Responsabilidade Social Empresarial em todas as suas actividades, permitindo-lhe contribuir para a construção de um futuro sustentável, assegurando ao mesmo tempo o desempenho e a estabilidade do Grupo.

www.bnpparibas.com

 

Leia mais Mostrar menos