Procedimentos sobre a utilização de Viatura de Substituição
Quando utilizar uma viatura de substituição, porque a sua viatura Arval se encontra imobilizada em oficina, alertamos para os seguintes cuidados a ter.
Procedimentos
Procedimentos
-
CHECK-OUT (ENTREGA DA VIATURA DE SUBSTITUIÇÃO PELA RENT-A-CAR)
- A viatura de rent-a-car tem de ser sempre entregue por um funcionário da rent-a-car.
- Verifique sempre o estado da viatura (danos, pequenos riscos, jantes, entre outros, e nível do combustível) junto com o funcionário da rent-a-car. Sempre que possível aconselhamos a fotografar a viatura.
- Questione sempre o operador da rent-a-car para esclarecer qualquer dúvida no âmbito e coberturas de apólice de seguro daquele contrato de aluguer.
- O contrato de aluguer não deve ser assinado sem os esclarecimentos necessários e sem confirmar se os danos pré-existentes estão devidamente assinalados no mesmo.
-
CHECK-IN (DEVOLUÇÃO DA VIATURA)
- Na devolução da viatura de rent-a-car em oficina, sempre que possível aconselhamos a fotografar a viatura e eventuais danos existentes, bem como o painel de controle com Kms e nível de combustível. Não estará presente qualquer funcionário da rent-a-car.
- Também na devolução da viatura em oficina, deve garantir que a viatura fica corretamente parqueada, evitando locais fora da oficina e com parquímetros. Em alternativa poderá efetuar a devolução num balcão da rent-a-car.
- Registe na cópia do contrato que a viatura está a ser devolvida, conforme Check-out, e fotografe o documento.
- Guarde esta informação caso venha a ser necessário.
- Se pretender que esteja presente um funcionário da rent-a-car e que este assine a cópia do contrato de aluguer (check-in) deverá efetuar a devolução num balcão da rent-a-car.
-
ACIDENTES/ SINISTROS
- Se o acidente envolver terceiros deverá ser preenchida uma Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA) e em caso de dúvida chamar as autoridades (neste caso, o auto deverá ser posteriormente entregue na rent-a-car).
- Nota: As coberturas da apólice de seguro da viatura Arval não transitam para as condições de seguro das viaturas de rent-a-car.
- Se os danos efetuados forem da sua responsabilidade e não existirem terceiros, deve passar num balcão de rent-a-car para comunicar o sinistro e registar os danos.
- Em caso de acidente ou avaria que imobilize a viatura deverá entrar em contato com a assistência em viagem através do número para o efeito que consta na documentação do veículo.
-
COMBUSTIVEL
- A utilização e reposição do combustível é da sua responsabilidade, pelo que as viaturas de rent-a-car devem ser devolvidas com o mesmo nível de combustível com que foram rececionadas.
- Antes de abastecer deve sempre confirmar qual o tipo de combustível da viatura, quer no contrato de aluguer, quer na própria viatura.
- Aconselhamos a guardar o comprovativo de abastecimento (recibo da bomba de combustível) e os kms da viatura, se possível, alertando para o facto que o abastecimento deverá ser feito em data e hora próximas da devolução do veículo.
-
PROLONGAMENTOS DO CONTRATO DE ALUGUER
- Se houver a necessidade de prolongar o contrato de aluguer da viatura de rent-a-car, porque a sua viatura Arval não ficou pronta, podemos solicitar à rent-car que lhe envie esse prolongamento por e-mail, evitando assim a sua deslocação ao balcão. Para o efeito deve garantir que no momento do check-out partilha o seu e-mail e consentimento para esse fim.
-
DESLOCAÇÕES AO ESTRANGEIRO
- Antes de qualquer deslocação ao estrangeiro com a viatura de rent-a-car, questione previamente a Arval, com pelo menos uma semana de antecedência, para que possamos confirmar com a rent-a-car se a deslocação poderá ser autorizada e se existirão condições e/ou custos adicionais.