Home > Sobre a Arval > COVID19 > FAQs COVID-19 > Como limpar o carro para reduzir o risco de coronavírus

Como limpar o carro para reduzir o risco de coronavírus

Como desinfetar o carro para reduzir riscosManter o carro limpo, a brilhar e arrumado já é um desafio complexo numa situação normal, mas uma pandemia apresenta um desafio totalmente novo, pois é de vital importância garantirmos a sua correta higienização e desinfecão.

 

Como o Covid-19 é um novo vírus, ainda não se sabe tudo sobre ele, mas acredita-se que ele possa permanecer em superfícies de plástico e metal por cerca de 72 horas. E plástico e metal é a composição de praticamente todo o seu carro.

 

Para isso, pense em quantas superfícies você toca em média numa viagem. Para além da porta para entrar e sair, a consola central para escolher seu destino ou ouvir música e a manete das mudanças, durante uma viagem, existem muitos outros pontos de contato que talvez não considerasse anteriormente.

 

Com a higiene e a limpeza no topo da agenda como resultado da pandemia, há algumas áreas dentro e fora do veículo que pode querer dar atenção especial ao limpar a sua viatura, se for absolutamente necessário usá-lo para tarefas essenciais.

 

 

Quais produtos devo usar para limpar o carro?

Toalhetes antibacterianos sem lixívia são a melhor coisa para produtos de limpeza específicos, pois matam 99,9% dos germes, são baratos e seguros para uso frequente. Junte isso com luvas descartáveis, um pano de microfibra seco e todos os pontos de contato no carro podem ser limpos cuidadosamente. Depois de terminar e descartar suas luvas e lenços, siga as diretrizes da DGS lavando bem as mãos com sabão antibacteriano por no mínimo 20 segundos.

 

 

Onde estão as principais áreas que eu preciso limpar e desinfetar?

Como higienizar o carro para reduzir riscosAo iniciar uma limpeza profunda, ajuda a pensar logicamente se abordar o carro como faria se fosse para conduzi-lo..

 

A primeira área a focar é obviamente as maçanetas das portas exteriores e interiores. Esta primeira tarefa deve também incluir os controles dos espelhos, janelas e limpeza das portas.

 

Sentado no banco da frente, avance para o volante, o espelho retrovisor e, a partir daí, concentre-se nas luzes e nos controles de limpa para brisas, e nas saídas de ar. Os comandos de abertura do capot e bagageira também devem comtemplados.

 

Uma área que pode passar despercebida para uma limpeza completa é o cinto de segurança, com pontos de contato que estendem o comprimento da alça, da trava, do anel de ancoragem, da placa de ancoragem, da fivela e do clipe.

 

O ponto focal da maioria dos carros modernos é o sistema de informação e lazer, que geralmente fica na frente e no centro do painel ou em uma unidade flutuante na parte superior. Seja touchscreen ou operado por botões, é um dos aspetos mais usados ​​do interior e deve ser o foco principal da sua limpeza profunda. Após higienizar o “infotainment”, siga incluindo os controles de aquecimento, manete de mudanças, consola central, locais de armazenamento, suportes para copos, porta-luvas e alças.

 

Na parte traseira do carro, deve-se concentrar em muitas das mesmas áreas da frente – maçanetas das portas exteriores e interiores, controles das janelas - mas estenda que a limpeza deve incluir também os bolsos dos assentos e o apoio para os braços central, se tiver um.

 

Com os principais pontos de contato no interior classificados, convém dar uma olhada rápida no exterior. A menos que faça uma lavagem completa no carro, os principais pontos de contato a serem cobertos como parte de uma limpeza rápida incluem a tampa do capô, a tampa da bagageira, a tampa do combustível e a tampa e o botão de fecho da bagageira, se tiver um.

 

É importante lembrar que não basta fazer uma limpeza rápida em cada área. Limpe pelo menos duas vezes em um movimento para frente e para trás para ter certeza de que a limpou corretamente.

 

Para uma demonstração mais visual das principais áreas em que se deve concentrar, a Toyota lançou esta útil demonstração:

HIGIENIZAÇÃO DO CARRO