Início > Férias em Segurança

Férias em Segurança

Férias de Verão

4 dicas de segurança para as suas férias

O verão chegou! Já está a contar os dias para um merecido descanso? Antes de partir de férias, tenha atenção a essas dicas de segurança para proteger os seus dados.

1. Resista à partilha nas redes sociais

Quando estamos de férias, é normal querermos partilhar as nossas fotos com amigos e familiares. Porém, é preciso ter cuidado sobre o que e quando partilhar na sua rede social preferida. Verifique sempre com quem está a partilhar as suas publicações. Lembre-se que se estiverem públicas, qualquer pessoa (mesmo que não tenha conta na respetiva rede social) poderá ter acesso.

2. Evite conectar-se a redes Wi-Fi públicas

Sabemos que as vezes é inevitável conectar-se a um Wi-Fi público. Contudo, tenha muito cuidado com as informações a que acede no seu dispositivo. É altamente recomendável que não aceda a aplicações com informações bancárias, fazer compras ou reservas online e, claro, não enviar senhas ou qualquer outra informação secreta. Também é aconselhável desativar qualquer tipo de conexão automática de seus dispositivos, como o Bluetooth, para que eles não sejam detectáveis.

3. Pense duas vezes antes de obter novas aplicações

Cada vez mais hotéis e outros espaços procuram personalizar a nossa experiência por meio de aplicações móveis que devem ser obtidos nos dispositivos. Como esses aplicativos são dificilmente testados em termos de segurança, existe um grande risco potencial para as informações do utilizador. Portanto, desconfie e não instale aplicativos dos quais você não precisa.

4. Apague a memória do seu carro alugado

Carros alugados costumam ter a função de conectar o smartphone por Bluetooth ou USB, que pode ser muito útil durante as férias. Alguns carros importam dados como contatos, localização e outras informações pessoais. Por isso, não se esqueça de apagar os seus dados da memória do carro antes de devolvê-lo.