A condução amiga do ambiente implica uma abordagem diferente em relação à condução que se concentra na utilização eficiente do veículo. Ao longo dos anos, a tecnologia automóvel progrediu consideravelmente, e, como resultado, os condutores precisam de adotar um estilo de condução diferente. Para garantir que lida com o seu carro de forma responsável, a Arval recomenda que conduza de acordo com os princípios da condução amiga do ambiente. Estas recomendações de condução irão permitir-lhe economizar até 10% em combustível, beneficiando o meio ambiente e reduzindo os custos para o empregador.
-
Mude para uma mudança maior o mais rapidamente possível: entre 2000 e 2500 rpm. Isto aplica-se aos motores a gasolina, a diesel e a GPL.
-
Se verificar que precisa diminuir a velocidade ou parar ao aproximar-se de um sinal de trânsito, solte o acelerador e deixe o carro rolar, sem trocar de mudança,
-
Na medida do possível, mantenha uma velocidade constante e tente alcançar um nível de rpm baixo na mudança mais alta possível. Em condições ideais, conduza a 80 km/h em quinta.
-
Não esqueça de verificar a pressão dos pneus uma vez por mês.
-
Olhe para o mais longe que puder e antecipe o movimento do trânsito.
-
Desligue o motor quando estiver à espera numa ponte aberta ou numa travessia ferroviária, preso num engarrafamento, à espera da chegada de um passageiro, etc. Torne a ligar o motor sem pressionar o acelerador.
-
Sempre que possível, utilize os equipamentos disponíveis no carro, como o conta-rotações, cruise control, e computador de bordo.
-
Além do modelo do seu carro e do seu estilo de condução, vários outros fatores também determinam o consumo de combustível: a sua velocidade, o uso de equipamentos, resistência aerodinâmica e o peso do veículo. Tente ter consciência destes fatores que aumentam o consumo.